Professor Leandro

Professor Leandro

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A importância da prática do judô na formação escolar

INTRODUÇÃO

O Judô (Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em língua japonesa) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
É muito importante a estimulação psicomotora do aluno. Através do judô o aluno pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu "acervo" motor com essas experiências. Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar.
Geralmente, alunos com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua autoconfiança e conseqüentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.
O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada:
Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno;
Prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social;
Estimula o interesse pela competição sadia. Desenvolve o educando como um todo.
O judô tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também trabalhar de uma forma pedagógica por uma visão holística, adaptada aos moldes de uma educação ocidental.
O judô na sua forma de trabalho lúdico e vivenciado propõe uma dinâmica de ensino pedagógico mais aberto, onde, através dos movimentos diferenciados, coopera com aprendizagens importantes para a vida em sociedade, propiciando uma educação interativa, favorecendo uma aprender mais autêntico e significativo.
                  
CONCLUSÃO

O Judô com todo conteúdo rico em saberes que tem, pode e deve faze parte do ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física Escolar, buscando estabelecer as diversas possibilidades de aprendizagem que se estabelecem com a consideração das dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos.
O Judô não é somente uma técnica física para o corpo, mas também um princípio filosófico para o fortalecimento do espírito. Principio esse que pode ser aplicado em todas as fases da vida humana, em todos os desafios, combates e contratempos nas suas atividades, quer sejam esportiva social ou profissional (MOTT & RUFFONI, 2007).
O ensino do Judô no âmbito escolar, levando-se em consideração que é um trabalho básico desenvolvido segundo as perspectivas escolares, deve ser aplicado por professores de Educação Física, pois além de embasamentos teóricos e práticos adquiridos na graduação, tem conhecimento sobre o processo de desenvolvimento maturacional da criança, respeitando assim cada etapa.
Atletas e praticantes da modalidade geralmente apresentam uma boa bagagem prática no que se refere ao treinamento especifico, o que não é a proposta a ser pratica nas aulas de Educação Física Escolar.
A proposta do ensino-aprendizagem do Judô se pauta num desenvolvimento globalizado que abrange aspectos físicos, intelectuais e morais e não apenas técnico, com intuito de transformar os alunos não em grandes campões, mas em verdadeiros homens e mulheres.
Aprender que o mais importante não é somente ganhar, perder ou participar, e sim conviver. Os ritos apresentados nas aulas de judô e seus movimentos relacionam-se com a realidade, com a vida diária. Incluindo um modelo para que os alunos sigam, tornando-se confiável extraindo benefícios imediatos; melhorando seus conhecimentos organizacionais e seu domínio corporal, encharcando o cérebro como novas possibilidades.
O Judô também auxilia àquelas crianças que são extremamente tímidas e tem dificuldade de socialização. Apesar de ser uma modalidade individual, o Judô prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. O Judô, neste caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os relacionamentos.
Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua autoconfiança e conseqüentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.





4 comentários:

  1. CARO PROF LEANDRO, ESTOU CURSANDO O 5º PERÍODO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SOU JUDOCA E PRETENDO DESENVOLVER O MEU TCC SOBRE A APLICABILIDADE DO JUDÔ COMO DISCIPLINA AUXILIAR DO ENSINO FUNDAMENTAL.
    EU GOSTARIA DE SABER DE POSSO CITAR A SUA OBRA "importância da prática do judô na formação escolar"
    PARA TANTO EU GOSTARIA DE ESTREITAR CONTATO COM VOSSA SENHORIA.
    MEU EMAIL: pedroborges7517@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. CARO PROF LEANDRO, ESTOU CURSANDO O 5º PERÍODO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SOU JUDOCA E PRETENDO DESENVOLVER O MEU TCC SOBRE A APLICABILIDADE DO JUDÔ COMO DISCIPLINA AUXILIAR DO ENSINO FUNDAMENTAL.
    EU GOSTARIA DE SABER DE POSSO CITAR A SUA OBRA "importância da prática do judô na formação escolar"
    PARA TANTO EU GOSTARIA DE ESTREITAR CONTATO COM VOSSA SENHORIA.
    MEU EMAIL: pedroborges7517@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde professor Leandro, estou no 6 peroiodo de Licenciatura de Educação Física UFJF, sou faixa roxa de judô porém não pratico mais, estou fazendo meu TCC, sobre os beneficios do judô no ambito escolar, gostaria se possivel ter contato contigo e se tiver materiais que possa me ajudar eu agradeço. meu email neusinhascampos@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Emperor Casino Casino review (2021)
    This casino reviews in detail the features, reputation, gaming tables, 제왕카지노 bonuses, software, customer septcasino service and more. Read 인카지노 the complete review on this site here.

    ResponderExcluir